quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Vertigo – Caos, complexidade, e muitos, muitos cigarros.



O que é vertigo?  Segundo o próprio hotsite da Panini brasil seria:
“Quadrinhos ousados, para leitores que não tenham medo. Quadrinhos diferentes, para quem não se prende a um gênero ou a cuecas por cima das calças. Quadrinhos que são um soco na cara, um chute no estômago, uma porrada na cabeça. Quadrinhos que contemplam o abismo, pra você poder contemplar também. Quadrinhos arrojados, personagens complexos, aventuras com começo, meio e fim.
Quadrinhos vertiginosos. Isso é Vertigo. Quadrinhos adultos para leitores maduros.”
http://web.hotsitepanini.com.br/vertigo/

   Vertigo foi a minha inspiração para quadrinhos na adolescência, já que a massa dos mainstreams enchiam cada dia mais o meu saco e eu já não aguentava mais a febre dos mangás, um bando de gente sem rumo na cultura dos quadrinhos ocidentais migrando e crescendo com o traço oriental, tornando a sua vida um espelho da vida do outro lado do mundo, incorporando os trejeitos asiáticos que convenhamos, são muito esquisitos.
 
   Lembro-me de conhecer a Vertigo muito por alto até a alguns anos atrás, conhecia o John Constantine, o Sandman, algo sobre monstro do pântano e talvez um ou outro titulo isolado. Nunca tinha realmente investido tempo pra entender o motivo pelo qual essa editora fazia tanta diferença. Depois de ler um Hellblazer ou outro e ter comprado um Sandman em algum cebo infestado de ácaros, achei interessante o ritmo da narrativa, porém acabou por isso mesmo. Então, a luz chegou com uma dica de um grande amigo meu, codinome troll(hifivecara), ele me apresentou a bela e maldita obra do Garth Ennis, Preacher. O mais hilário, era que nem ele mesmo tinha lido mais de 10 revistas da série, porém, pela minha falta do que fazer fiquei curioso e fui procurar, e descobri a minha primeira grande paixão nos quadrinhos. Preacher foi um vício frenético, provavelmente lí todas as revistas em 1 ou 2 dias (Nãoapirataria). Depois de Preacher foi a caça por entender melhor o mundo constantine, mas dessa vez fui ao fundo, em Jamie “FUCKIN” Delano(irmão do Chuck Norris). Delano foi o co-criador do John, digamos assim. Ele teve a responsa de dar prosseguimento ao vigarista depois que Allan Moore o criou em Monstro do Pântano, e reza a lenda que foi a pedido do editor, que desejava ter um personagem que parecesse o Sting em um quadrinho. John Constantine é sem duvida o melhor personagem já inventado.
   Cessando a minha opinião sem importância, e iniciando a proza sobre a editora Vertigo em sí, podemos dizer que ela é, na verdade, um selo da DC comics (Batman/superman), que foi criado com o intuito de preservar a ideologia de quadrinhos meramente decentes(fracos) da grande DC. A Vertigo lida temas violentos, sujos, sangrentos, sexuais, e tudo mais que tem de melhor nesse mundão. O selo foi criado para poder levar em frente os quadrinhos “maduros” que a dc vinha lançando (com todo sucesso) na segunda metade dos anos 80, inaugurando a parte 2 do Swamp Thing(Len Wein/Berni Wrightson) e dando continuidade a Watchman(Alan Moore) e Sandman(Recriado por Nei Gaiman). No inicio do selo, as revistas geralmente levavam consigo estórias ligadas aos personagens grandes da DC, mas com o tempo, foram se desgarrando e criando diversos universos próprios, atraindo assim, roteiristas que não tinham medo do que escreviam. Ousadia, colhões e muitos seios desnudos enfestaram as páginas da Vertigo, e junto a esses desenhos que manchavam as mãos dos leitores de sangue, vinham em companhia as estórias mais complexas que o mundo dos quadros pequenos jamais vira.

   Hoje a Vertigo continua o seu legado e por cada dia mais cresce e cresce, dando espaço para grandes mentes malignas e desenhistas com estilos totalmente originais, como o nosso irmão de pátria Rafael Albuquerque, que vem desenhando a caprichosa “American Vampire”(Scott Snyder), e que se não me falha o faro, irá dar espaço para Krux, que é para mim, um dos maiores da atualidade brasileira. Vale lembrar também da Daytripper dos gêmeos Bá e Moon, e de muitas outras que citarei em posts futuros. Bom galera, esse foi a minha introdução sobre a melhor marca de quadrinhos pra mim. Vertigo é selo sim, e selo de qualidade.












Algumas capas das estórias contadas pela Vertigo




Monstro do Pântano
Sandman

Preacher
100 Balas


Vampiro Americano
V de Vingança


Hellblazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário